CISC

Atualizações

13 04 2012
In need of new paradigms. Theorizing media communication facing the media change de Thomas Bauer  >>
23 03 2012
Ame teu outro como a ti próprio de Vilém Flusser  >>

Busca

Quem está online ?

We have 4 guests online
Biblioteca
Search Downloads
Overview
Number of Categories: 28
BAITELLO JUNIOR, Norval Files: 20

Professor de teoria da mídia, comunicação e estudos culturais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e diretor do Centro Interdisciplinar de Cultura e Mídia (CISC). Professor visitante da Universidade de Viena, Universidade de Sevilha, Universidade Autônoma de Barcelona e Universidade de São Petersburgo. Diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia de 1997 a 2001, ele criou os cursos de Comunicação e Artes do corpo e Comunicação em multimídia.

BAUER, Thomas Files: 3

Professor de Mídia Audiovisual no Departamento de Mídia da Universidade de Viena. Membro da Associação Austríaca de Ciências da Comunicação e integrante da Associação Alemã de Ciências da Comunicação, Bauer é também pesquisador da European Research and Development Projects (ECN, ENCE, EUROMEDIA, PEGASUS).

BELTING, Hans Files: 3

Diretor do Centro Internacional de Pesquisas em Ciências da Cultura (IFK) em Viena. Seus livros mais recentes incluem Art History after Modernism (2003) e Bild-Anthropologie: Entwürfe für eine Bildwissenschaft (2001). É organizador do livro Quel Corps? Eine Frage der Repräsentation (2002) e Jerome Bosch: The Garden of Earthly Delights (2002). Dois novos livros a sair em breve Face and Mask: Their View as Images e The Spectacle of the Gaze: Image and Gaze in Western Culture. Hans Belting integra o Conselho Curador Internacional da Revista GHREBH desde 2003.

 

BENJAMIN, Walter Files: 1

(1892 - 1940) Ensaísta, crítico literário, filósofo e sociólogo.

BRECHT, Bertold Files: 1

(1898 - 1956) Dramaturgo, poeta e encenador alemão. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

BYSTRINA, Ivan Files: 6

(1924 - 2004) Formado em Direito, Filosofia e Ciências Políticas, Doutor pela Universidade de Praga. Professor da Universidade de Moscou, Academia das Ciências da Tchecoslováquia, das Universidades de Heildelberg, Manhein, Bochun e da Universidade Livre de Berlim. Escreveu oito livros, entre os quais Distanciamento e Engajamento (83), Origem e Raízes da Cultura (88) e Semiótica da Cultura (89).

CONTRERA, Malena Segura Files: 5

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pós-doutora em Comunicação pela UFRJ e professora titular do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP) desde 2004, é pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC-SP) desde 1992. Professora convidada da Universidad Autónoma de Barcelona e da Universidad Playa Ancha, do Chile.

FLUSSER, Vilém Files: 11

(1920 - 1991) Filósofo tcheco-judeu-brasileiro que investiu boa parte de sua extensa obra sobre comunicação, mídia e imagem, tendo a escrito em alemão, português, francês e inglês, principalmente.

GEBAUER, Gunter Files: 1

Gunter Gebauer é pesquisador do Centro de Antropologia Histórica de Berlim e professor de Filosofia na Universidade Livre de Berlim. Filósofo, é autor de livros e artigos sobre esporte, corpo, sociedade, jogos, rituais, imagem e cultura, em abordagens transdisciplinares.

DEBORD, Guy Files: 2

(1931 - 1994) Foi um escritor francês. Foi um dos pensadores da Internacional Situacionista e da Internacional Letrista e seus textos foram a base das manifestações do Maio de 68.

IMAFUKU, Ryuta Files: 1

Professor Departamento de Estudos Culturais na Universidade de Sapporo, Japão, desde 1988, antropólogo, autor de inúmeros livros sobre cultura, imagem e comunicação intercultural. É um dos pensadores mais instigantes da interdisciplinaridade nas ciências da cultura e da comunicação no Japão contemporâneo.

 

KAMPER, Dietmar Files: 15

Professor de sociologia e história antropológica da Universidade Livre de Berlim, Alemanha, professor associado de teoria da mídia com ênfase em Gestalt. Iniciador de dez simpósios internacionais sobre temas de antropologia histórica como corpo, sentidos, alma, tempo e silêncio. Publicações mais  recentes "Unmögliche Gegenwart: zur Theorie der Phantasie" (1995); "Abgang vom Kreuz" (1996); "Im Souterrain der Bilder. Die schwarze Madonna" (1997); "VON WEGEN" (1998); "Ästhetik der Abwesenheit. Die Entfernung der Körper" (1999 ), Horizontwechsel (2000). Dietmar Kamper morreu em 2001.

ORTEGA Y GASSET, José Files: 2

(1883 - 1955) Filósofo espanhol, ativista político e jornalista, reconhecido como um dos mais importantes ensaístas do século 20. Livros como “Meditações do Quixote”, de 1914, “A Rebelião das Massas”, de 1930, estão entre os mais importantes do autor. Escreveu, entre outras obras, “Que é Filosofia? e “O homem e a gente”, que foram publicadas postumamente.

PELEGRINI, Milton Files: 1

Professor da PUC-SP e do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Paulista. Pesquisa atualmente a construção de uma Teoria da Imagem técnica em Vilém Flusser enquanto o autor viveu no Brasil e a implantação da Contraeditora Ciência Livre, além de realizar o projeto editorial do Midiatel.org.

PEÑUELA CAÑIZAL, Eduardo Files: 1

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1965). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, titular da Universidade Paulista, vice-presidente da International Association for Visual Semiotics e professor credenciado no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Educação da Universidade Autônoma de Barcelona. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes domínios: cinema, cultura e mídia, intertextualidade, análise do discurso, fotografia, semiótica visual e dialogismo.

PROSS, Harry Files: 6

(1923 - 2010) Doutor em Ciências Sociais, foi redator chefe do jornal “Deustshe Rundschau” no período 1955-60, professor em Ulm Hochschule für Gestaltung, 1960-63; redator-chefe da Radio Bremen, 1963-68 e professor de jornalismo na Universidade Livre de Berlim, 1968-83. Membro do PENZentrum. Autor de vários livros de teoria da mídia, como “Der Mensch im Mediennetz Orientierung in der Vierfalt.

ROMANO, Vicente Files: 1

Catedrático de Comunicação Audiovisual, jubilado em 2005, da Universidade de Sevilha, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid e doutorado cum laude pela Universidade de Münster, investigador e professor na Alemanha, França, Estados Unidos Canadá e Brasil, é uma das grandes autoridades europeias e mundiais nos estudos comunicacionais.

UCHTMANN, Roger Files: 4

Jornalista, etnólogo e pesquisador da Comunicação. Doutor pela Universidade Livre de Berlim e autor de vários livros, artigos e ensaios radiofônicos a respeito de temas da cultura, da comunicação e da ciência das religiões transmitidos pela Rádio Bremen (Alemanha). Integra grupos de pesquisa em Semiótica da Cultura junto a Universidade de Oldenburg.

WULF, Christoph Files: 1

Professor de educação geral e comparada, membro do Centro Interdisciplinar de Antropologia Histórica, do Centro de Pesquisa Colaborativa “Kulturen des Performativen“, do Programa de Pesquisa (cluster) “Languages of Emotion“ e do Grupo de Pesquisa “InterArts Studies” da Universidade Livre de Berlim. Professor convidado e pesquisador visitante em Stanford, Paris, Viena, Estocolmo, Amsterdã, Londres, Tóquio, Kioto, Mysore, Pequim e São Petesburgo. Suas áreas de pesquisa são: antropologia histórica, antropologia pedagógica, educação estética e intercultural, performatividades – ritos, emoções e mimesis – imaginação.

YAMAGUCHI, Masao Files: 2

Masao Yamaguchi é um antropólogo japonês. Uma figura importante na introdução da antropologia estrutural no Japão, Yamaguchi também é conhecido por seu envolvimento com questões políticas, como o sistema imperial japonês e as políticas de assimilação. Yamaguchi é também reconhecido por ser o pensador de conceitos como hermafroditismo e trickster, e tem realizado trabalho de campo na Ásia, África e outros lugares.

ZIELINSKI, Siegfried Files: 1

Estudou Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Linguística e Teatro em Marburg, Alemanha. Doutor em Ciências da Mídia na Universidade Técnica de Berlim, foi reitor da renomada Kunsthochschule für Medien Köln (KHM), a Escola Superior de Artes da Mídia de Colônia. É autor de inúmeros livros, entre eles Audiovisions - Cinema and Televisison as Entr'Actes in History (Amsterdam University Press) e Arqueologia da Mídia - Em busca do tempo remoto das técnicas do ver e do ouvir (2006) Ed. Annablume.

Audioteca Files: 5
Reportagens Files: 6

O CISC, seus pesquisadores e eventos na imprensa.

Teses e Dissertações Files: 2

Teses e Dissertações defendidas por nossos pesquisadores.

Videoteca Files: 3
MENEZES Jos Eugenio de O Files: 0
comcult Files: 89
Ghrebh Subcategories: 18 Files: 258